Sou
caminheiro e caminhando eu vou
o
caminho que percorro é fruto das minhas escolhas.
Pela
trilha encontro pedras, que dificulta o andar,
causa
dor e até me faz pensar.
As
pedras são rochas firmes. O sangue escorrendo das sandálias
é
amostra da persistência, da clareza e da proximidade do sonho concreto, sonho
real.
No
meu trilhar, carrego flores.
são
bonitas, cheirosas e vivas.
Que
eu seja sempre flor... que mesmo morrendo eu possa embelezar a vida...
Nunca
me esqueço de levar meus lápis.
Lápis
coloridos, para colorir meus sonhos.
No
coração trago saberes...
Como
disse o saudoso Paulo Freire:
“Não
há saberes mais ou saber menos. Há saberes diferentes”.
Meus
saberes, teus saberes que se tornam nossos saberes a partir da experiência com
o verdadeiro.
Ainda
no coração trago a paixão.
Paixão
pela vida, pelo novo, pelo povo e pela educação.
As
minhas escolhas são realizadas a cada passo,
a
cada experiência, a cada vivência, a cada oportunidade.
Entre
as minhas escolhas está o sal.
Sim,
carrego sal na minha bolsa. Todos os momentos têm que ter gosto.
Levo
comigo o desejo de mudança
de
aprender a repensar, rever e reescrever a minha própria história.
Tenho
o desejo da libertação
e
que o oprimido envolva o opressor com sensibilidade e utopia.
A
mesma utopia de Eduardo Galeano
que
é alimento e motivação
pra
que eu continue caminhando.
Quero
que sejam os meus pés como dos dançarinos
que
nos compassos mostrem a beleza de dançar.
Quero
que minha boca proclame as teimosias que insisto ter,
que
ela profetize a sabedoria e alegria de viver.
Quero
que meu coração transborde de felicidade
a
cada passado aprendido pelo irmão meu.
Quero
que meus olhos passem segurança
e
que partilhe o que meu íntimo guarda.
Quero
um mundo melhor
por
isso a cada dia caminho para construí-lo,
construí-lo
de forma popular.
Douglas Ferreira dos Santos
Escrevi este poema pensando em todos os sujeitos (educadores/as, educandos/as, coordenadores/as, colaboradores/as, amigos/as...) que conheço e não conheço mas estão comprometidos com a educação popular no contexto do Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior da Universidade Federal do Rio Grande (PAIETS/FURG).
0 comentários:
Postar um comentário