12 de jul. de 2009

Semana do Estudante

A Semana do Estudante, que acontece no mês de agosto é uma atividade promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJB) e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).Ela faz parte de um processo que contempla mais duas atividades: a Semana da Cidadania e o Dia Nacional da Juventude que acontecem anualmente.A Semana do Estudante é um exercício ousado de cidadania. Ela se propõe a trabalhar a partir do protagonismo estudantil, para que o jovem estudante assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha a partir de seu chão, que é a escola.
A Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), em comunhão com a PJR, a PJMP e a PJ, tem a alegria de apresentar mais uma vez, desde 2003, a Semana do Estudante, a ser realizada entre os dias 10 a 16 de agosto..
Tema: Juventude e Violência
O tema segue a perspectiva da Campanha da Fraternidade 2009 - “Tema: Fraternidade e Segurança Pública / Lema: A paz é fruto da justiça (Is 32, 17)” -, bem como se insere no contexto das Atividades Permanentes desse ano, com o desafio de denunciar a violência contra a juventude e anunciar uma alternativa inspirada na Boa Nova trazida ao mundo por Jesus Cristo..
Lema: "Juventude em marcha contra a violência"Essa alternativa à qual ansiamos passa pela movimentação organizada da juventude, embora não se esgote nela. O protagonismo juvenil é um princípio permanente para nós e hoje, mais do que nunca, precisa ser reforçado como condição indispensável à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Para baixar materiais sobre a semana click no link abaixo!

Intereclesial

Quem já participou de um intereclesial sabe o quanto as celebrações são pontos luminosos, momentos marcantes de memória e afirmação da identidade, expressão de resistência e ousadia das comunidades eclesiais de base. Não há, nessas celebrações da páscoa do Crsito, da sua vitória sobre a morte se manifestando no presente da história e da luta do povo, experiências vitais de oração, de alegria e de profecia.
O 12º Intereclesial vai se realizar em Porto Velho-RO, às margens do rio Madeira, com toda a sua imponência e encantos. Esse rio atravessa a cidade e "às margens cresem árvores de vida, que dão frutos o ano inteiro e cujas folhas são medicionais para as nações" (cf. Apocalipse 22, 1-2). O lema "Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia" denuncia que o rio está ameaçado, como tantos outros rios do mundo, por intervenção de interesses econômicos... E não só o sistema fluvial, mas toda a Amazônia, com a maior biodiversidade do planeta e com os seus povos, est´ameaçada de morte.
Se as CEBs primam por unir liturgia e vida, trazendo para dentro das celebrações, como memórias pascais, os sinais de vida e de morte presentes no cenário socio-político e no cotidiano da vida, as celebrações do 12ª Intereclesial integração, especialmente, o gemido da terra e o anseio da criação inteira por libertação (cf. Romanos 8, 18-23). Esse grito da Amazônia, que ecoará na grande assembleia de Porto Velho, confundir-se-á com o grito que vem do ventre da terra e das águas de todo o Brasil e do mundo, em um mesmo clamor ao Deus criador do universo.
Dessa maneira as comunidade eclesiais de base ajudam toda a igreja a assumir o grande resgate realizado pelo Concílio Vaticano II ao afirmar que a liturgia é cume e fonte da vida e da missão da igreja. Nessa fonte, em que beberam as primeiras gerações cristãs, podemos nós também encontar a água para a nossa sede, à medida que nossas celebrações forem autênticas, proféticas, ligadas à luta dos pobres, expressão da amorosa aliança entre Deus e o seu povo, e nos conduzirem a nova relação com a criação.
Penha Carpanedo / pela Rede Celebra
Irmã da Congregação Pias Discípulas do Divino Mestre
Clique no título para visitar o site oficial do Intereclesial

11 de jul. de 2009

3ª Etapa do 15º Curso de Animadores...

Nos dias 26, 27 e 28 de junho em Porto Alegre aconteceu a 3ª Etapa do 15ª Curso de Animadores realizado pelo IPJ. Qualquer meia dúzias de palavras não são o suficiente para demostrar minha gratidão por estar vivêndo uma experiência tão bonita com gente bonita. O gosto é de sempre querer mais, mais amizade, cia, formação, das conversa jogada fora durante a noite... Cada pessoa se tornou especial, cada um me conquistou por uma simples qualidade...
A última etapa está chegando, estou triste e feliz. Triste por que sabemos que levaremos tempos para nos encontrar, ou nem nos veremos mais. Feliz por ter debutado com todos vocês, de ter a certeza que todos os sentimento vividos foram sinceros, que os choros, os risos, as dúvidas, foram espressões do grande amor pela juventude, pelo amor que temos a esse Deus, que se faz presente nas pequenas coisas, nos pequenos momentos!
Duduzinho :-)

Novo Bispo da Diocese de Pelotas

O bispo de Tubarão, dom Jacinto Bergmann, foi nomeado o novo bispo da diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul, sucedendo a dom Jayme Henrique Chemello, ex-presidente da CNBB. Dom Jayme, que no próximo dia 28 de julho completará 77 anos, também pediu a renúncia também por causa da idade. O anúncio de seu sucessor foi feito hoje.Dom Jacinto Bergmann, 57, é natural de Alto Feliz (RS). Ordenado padre em 1976, foi nomeado bispo auxiliar de Pelotas em 2002, onde ficou até 2004, quando foi transferido para Tubarão. Com mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, exerceu inúmeras atividades antes do episcopado sendo, inclusive, subsecretário geral de pastoral da CNBB entre 2001 e 2002.
Fonte: CNBB